Programadores de Parison

Picture

Sistema de Programação de Parison

Um sistema de programação de parison consiste de:
  • Servoatuador eletro-hidráulico ou eletro-mecânico
  • Servoválvula ou servomotor
  • Transdutor de posição da ferramenta
  • Programador de parison
  • Unidade Hidráulica
  • Sistema de Filtragem

Parison é o nome dado ao tubo de plástico maleável, em alta temperatura, que sai da ferramenta de programação. O Parison é resultado do processo de extrusão, onde a matéria prima (chips de plástico) é “empurrada” pela rosca extrusora passando pelas zonas de aquecimento (do canhão e cabeçote), transformando-se numa pasta maleável. A “Programação de Parison” consiste em distribuir esse material de acordo com o perfil do molde. Nas regiões de diâmetro maior o Parison é engrossado, nas regiões de diâmetro menor, a espessura do Parison é reduzida. O Parison é preso pelo molde e através de um pino de sopro recebe ar comprimido no seu interior (sopro) expandindo e assumindo o formato do molde.

Processo de Moldagem por Extrusão Contínua

Nesse processo a extrusão e a saída do Parison através do cabeçote ocorre de forma contínua, sem interrupções. Neste tipo de máquina, o sincronismo entre o ciclo da máquina e o ciclo do programado é obtido através do sinal de “INÍCIO” e, geralmente está associado ao movimento de corte do Parison, que é feito pela faca da máquina. A partir deste sinal, o programador de parison re-inicia um novo ciclo de programação, controlando em malha fechada a posição da ferramenta de programação, seguindo exatamente o perfil de parison programado. O atuador pode ser eletrohidráulico ou eletromecânico.

Processo de Moldagem por Acumulação

Nesse processo o sistema de extrusão acumula material plástico derretido numa câmara acima do cabeçote de programação chamada de “acumulador”. É necessário expulsar o material acumulado no “acumulador” para que o Parison saia através do cabeçote de programação. Neste tipo de máquina, o sincronismo entre o ciclo da máquina e o ciclo do programado é obtido através do sinal analógico proveniente de um transdutor de posição conectado ao “acumulador” da máquina. Com base nesta informação (posição do acumulador) e através dos controles de CARGA e COLCHÃO, o programador de parison envia sinais digitais para a máquina de forma que o processo de “acumulação” e “expulsão” sejam executados adequadamente. O programador de parison acompanha o movimento de “expulsão controlando em malha fechada a posição da ferramenta de programação, seguindo exatamente o perfil de parison programado.

Programadores de Parison Digitais

Baseados no Controlador Modular Programável para Automação M400, os programadores de parison digitais PD64 e PD400 (64 e 400 pontos respectivamente) foram desenvolvidos para operar com máquinas sopradoras de extrusão contínua e de acumulação, podendo controlar até quatro atuadores independentes e com diferentes perfis de parison.

A flexibilidade do Controlador M400 permite expandir a funcionalidade dos programadores de parison digitais adicionando controle de zonas de temperatura, controle de movimentos e temporizadores.

Todos os parametros de calibração e de perfil de programação são facilmente salvos na memória do equipamento, o que diminui sensivelmente o tempo de set-up da máquina. A proteção dos dados é feita através de níveis de senha contribuindo para o maior controle da produção. Os programadores PD64 e PD400 são equipamentos que facilitam o dia a dia do supervisor e do operador da máquina e são recomendados para produção de peças onde a alta definição dos pontos de programação é crítica para a qualidade da peça produzida.

Programador de Parison Analógico

O G25 é um programador de parison robusto, fácil de ajustar e simples de operar. Projetado para operar com Máquinas Sopradoras por Extrusão e por Acumulação (configurável via chave seletora).

Compatível com qualquer modelo de Servoatuador, Servoválvula e Transdutor de posição da ferramenta (LVDT, DCDT, POTENCIOMETRO APALPADOR). Possui fonte de alimentação “autorange” em 2 versões: 94/260VCA e 18/30 VCC , possibilitando a instalação em qualquer modelo de máquina sopradora.

O G25 tem excelente relação custo/benefício e é indicado para máquinas sopradoras de pequeno e médio porte que produzam frascos simples.